É PERIGOSO FICAR ROUCO? E GRITAR EM EXCESSO? VEJA DICAS PARA CUIDAR DA SUA VOZ
- Love Funk
- 13 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Separamos várias dicas para você cuidar da voz e cuidar a Copa do Mundo e o fim de ano sem sofrer

Olá! Em tempos de Copa do Mundo, além das festas de confraternização de fim de ano, como não usar a voz? Em algum momento vai sair um grito de “goool” ou “vaaaaiiii” - e a chance de ficar sem voz é grande. Assim, esta semana dou algumas dicas de como não estragar a voz nesta fase de maratona vocal!
DE ONDE VEM A VOZ?
A voz é produzida na laringe (estrutura que fica no pescoço) através da vibração das pregas vocais, que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração. O som é modificado e articulado na garganta, boca, nariz e seios da face, para a produzir a fala como conhecemos no nosso dia a dia.
Cada estrutura do trato vocal, como chamamos, tem uma função na produção do som da voz de cada um. Por isso, quando há um resfriado, o nariz congestionado deixa a voz anasalada. Mas como saber se há um problema nas cordas vocais?

Como a voz é gerada pela vibração das cordas vocais, qualquer problema nelas vai gerar sintomas muito frequentes como:
Rouquidão;
Tosse;
Alterações no timbre da voz (voz fica mais grave ou baixa);
Pigarro;
Dor ou cansaço para falar.
Estes sintomas podem corresponder a diversos problemas, a depender da sua intensidade ou duração. Os problemas mais frequentes associados a rouquidão ou alteração de voz podem ser basicamente de três tipos: infecção, alteração benigna ou maligna
E aí, o que você achou disso tudo? Deixe nos comentários.
댓글